terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Nos Jogos Olímpicos do México em 1968, Tommie Smith e John Carlos, no momento de receber as medalhas subiram ao pódio descalços, de luvas pretas e ergueram os punhos repetindo a saudação dos “Panteras Negras” quando se ouvia o hino americano. Este protesto fora planeado ainda no campus da universidade. Caso um deles conquistasse a medalha, usaria o pódio como palco para denunciar a desigualdade racial nos EUA.
Quando regressaram aos E.U.A, Tommie Smith e John Carlos tinham perdido os empregos e foram várias vezes humilhados quando apareciam em público.
Hoje com 63 anos de idade, John Carlos vive em São Francisco e diz que “apesar de eu ter perdido a minha mulher (que se suicidou em 1977), "ainda acho que aquele gesto foi a coisa mais importante que eu fiz na minha vida."



2 comentários:

Fernando José Teles Augusto disse...

Isso agora nunca mais vai acontecer porque:

O Bush foi embora (já n era sem tempo), quando nova Orleães ficou destruída ele literalmente tava-se a lixar para eles, dado serem todos quase de cor escura...

Agora com a Barraca Abana... até portugal sai da crise, só espero que n matem o homem, pelo menos simpatizo imenso com ele, podia era vir para portugal... e ia o Socras para lá.

No entanto vai sempre haver pessoas "estúpidas"...

seixomirense disse...

Desconhecia este facto.