quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

A Felicidade e a Sabedoria...vá-se lá entender

“Sentem-se tão doentes os que comem demais como os que passam fome”.



Não é por se ter mais dinheiro que se vai ser muito feliz ou ter pouco dinheiro e ser-se infeliz. As pessoas que têm muito dinheiro, muitas vezes, não sabem se os amigos que têm o são por aquilo que elas realmente são ou pelo seu dinheiro. Desta forma, o dinheiro não é sinónimo de felicidade. Contrariamente, a falta de dinheiro pode trazer infelicidade quando se depende do dinheiro para questões de saúde, entre outras. Assim, a infelicidade das pessoas vem do dinheiro a mais ou a menos. Quem busca felicidade no dinheiro, engana-se pois, por vezes, a felicidade está presente nas coisas mais simples da vida.



“Se fazer fosse tão simples como saber o que se deve fazer, as capelas teriam sido igrejas, e as cabanas dos pobres, palácios de príncipes. É bom pregador aquele que segue os seus próprios conselhos: é-me mais fácil ensinar a vinte pessoas o que seria bom fazer, do que ser uma das vinte a seguir as minhas próprias lições”.



Quando se analisam as situações de fora é mais fácil aconselhar e muitas vezes não usamos esses conselhos para nós. O ditado “Faz o que eu digo, mas não faças o que eu faço” parece sempre uma desculpa plausível para as nossas atitudes. Embora saibamos que podemos não fazer as coisas da melhor maneira, é sempre mais fácil seguir o caminho simples. Assim, como diz a frase acima citada “ é bom pregador aquele que segue os seus próprios conselhos”.

1 comentário:

Ana* disse...

Eu cá sou feliz por conhecer pessoas como tu! Não quero qualquer "felicidade" para a minha vida.

E isso diz tudo...

És especial doutora farmacêutica =)